Praia da Costeira do Ribeirão

É uma praia dividida, por meio de uma ponta de pedras, em dois trechos. O primeiro trecho tem como marco a pequenina Capela de São José e Nossa Senhora dos Navegantes, e o segundo trecho segue até o pé do Morro do Céu. Trata-se de praia de águas claras e mansas, de profundidade normal e declive suave. Possui características adequadas para a entrada e saída de barcos.

Junto ao lado norte, mar adentro, foi constituída a principal área de cultivo de ostras, as chamadas "fazendas de ostras", constituindo-se numa das maiores áreas de maricultura da Ilha de Santa Catarina. Com a maricultura, impulsionou a gastronomia da região e muitos turistas a procuram para saborear seus pratos típicos.

Em toda a praia existem muitas construções do final do século XVIII e algumas delas são inclusive tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural. A Praia da Costeira do Ribeirão pertence ao Distrito do Ribeirão da Ilha, distante 30km do Centro da Cidade de Florianópolis. Possui 1.350 metros de extensão e sua largura varia de 3 a 18 metros.